SEDUC – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA ESTADO DO PIAUÍ

A remuneração inicial para os cargos de Professor Classe “SL” e Supervisor Pedagógico é de R$ 670,00 (seiscentos e setenta reais), correspondente ao vencimento e gratificação de regência da classe inicial do cargo, conforme Lei Ordinária nº 5.820, de 30 de dezembro de 2008.

A jornada de trabalho é de 20 horas semanais nos turnos manhã, tarde e noite, conforme Lei Complementar nº 71, de 26 de julho de 2006.

As inscrições serão realizadas no endereço www.uespi.br/nucepe, no período compreendido entre as 8h do dia 03.11.2009 e as 18h do dia 20.11.2009 (horário do Piauí), conforme os seguintes procedimentos:

A Taxa de Inscrição custará R$ 60,00 (sessenta reais), deverá ser recolhida através de boleto bancário junto ao Banco do Brasil e aos seus correspondentes bancários, através de débito em conta corrente, em espécie ou em cheque.

O Concurso será realizado sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE.

Prova Escrita Objetiva

5.1.1. A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 04 (quatro) horas, será do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos, e será realizada no dia 20.12.2009 (domingo), no horário de 8 horas e 30 minutos às 12 horas e 30 minutos (horário do Piauí), nas cidades de Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença do Piauí, sendo vedada a consulta a quaisquer textos, versando sobre o conteúdo programático constante do Anexo III deste Edital e terá suas questões assim distribuídas:

Os gabaritos e as questões das provas aplicadas, para fins de recursos, estarão disponíveis no endereço eletrônico www.uespi.br/nucepe, no dia 21.12.2009.

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA – para todas as áreas exceto Letras Português

A língua padrão culta nas suas modalidades oral e escrita, nesta incluídos os aspectos formais relativos à ortografia oficial, à acentuação gráfica e à pontuação. A palavra: estrutura, processos de formação, classificação, flexão e emprego. Articulações sintáticas da oração, do período simples e do período composto. A sintaxe de concordância nominal, de concordância verbal, de regência nominal, de regência verbal e de colocação. O texto: compreensão, interpretação e articulações semântico-textuais.

DIDÁTICA

Didática: concepções e objeto de estudo. Didática nas tendências pedagógicas. O papel da didática na formação do professor. Processo de ensino e aprendizagem: planejamento didático e seus componentes. Currículo e avaliação da aprendizagem

FUNDAMENTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO

A educação como direito constitucional. Princípios filosóficos da educação escolar brasileira. Lei Nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Lei Nº 10.172/01 (Plano Nacional de Educação-PNE). Lei Nº 11.494/07 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB).

ESPECIFICAS:

FILOSOFIA

Do mito à razão: o nascimento da Filosofia na Grécia. O método científico, o senso comum e a filosofia; o problema da demarcação da ciência: Popper x Kuhn. Concepções de ciência: positivismo, neopositivismo, dialética, pragmatismo. Teoria do conhecimento: racionalismo, empirismo; o problema de Gettier. O problema da verdade: correspondência, coerentismo, construtivismo social. O problema mente/corpo. A ideologia: sentidos e funções; a ideologia e a cultura. O pensamento político moderno: Hobbes, Locke, Rousseau, Hegel e Marx. Filosofia e linguagem: jogos de linguagem, atos de fala, ação comunicativa, formações discursivas. O problema da liberdade humana; os valores morais e a ética; metaética; ética e cidadania. O problema de Deus e o mal. Estética: o problema do belo; a arte como conhecimento; as funções da arte. A indústria cultural e a cultura de massa. A Filosofia no Brasil: o problema das filosofias nacionais.

SOCIOLOGIA

Conceito e importância da Sociologia. Pensamento fundante da Sociologia: E. Durkheim; K. Marx e M. Weber. Conceitos e categorias básicas para a compreensão da vida social: Sociabilidade e socialização; Processos Sociais. Estratificação e mobilidade social. Temas especiais: Cultura e Ideologia; Identidade e diversidade cultural; Desenvolvimento; Políticas sociais; Identidades sociais e movimentos populares; O processo histórico da construção das desigualdades sociais na sociedade; Pensamento Sociológico Contemporâneo.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO

ATIVIDADE DATA/PERÍODO
Lançamento do Edital 28.10.2009
Período de Inscrições 03 a 20.11.2009
Prazo final para pagamento da Taxa de Inscrição e envio de documentação pelos Correios 23.11.2009
Divulgação dos locais de aplicação da Prova Escrita Objetiva Até 14.12.2009
Realização da Prova Escrita Objetiva 20.12.2009
Divulgação do Gabarito Oficial 21.12.2009
Recursos contra questões e gabarito da Prova Escrita Objetiva 22 e 23.12.2009
Resultado dos Recursos contra questões e gabarito da Prova Escrita Objetiva Até 08.01.2010
Resultado da Prova Escrita Objetiva e Convocação para entrega dos Títulos Até 13.01.2010
Entrega dos Títulos Data a ser divulgada na publicação da Lista de Convocação
Resultado da Avaliação de Títulos Até 03.02.2010
Recursos contra o Resultado da Avaliação dos Títulos A divulgar na publicação do Resultado da Avaliação de Títulos
Resultado dos recursos contra a Avaliação de Títulos Até 12.02.2010
Resultado Final Até 19.02.2010

ESCOLARIDADE EXIGIDA

CARGO ÁREA ESCOLARIDADE EXIGIDA
PROFESSOR CLASSE “SL” LETRAS-PORTUGUÊS Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português
LETRAS- INGLÊS Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa ou Licenciatura Plena em Língua Inglesa
LETRAS- ESPANHOL Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Espanhola ou Licenciatura Plena em Língua Espanhola
MATEMÁTICA Licenciatura Plena em Matemática ou Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática
FÍSICA Licenciatura Plena em Física ou Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Física
QUÍMICA Licenciatura Plena em Química ou Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química
BIOLOGIA Licenciatura Plena em Biologia ou Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia
HISTÓRIA Licenciatura Plena em História
GEOGRAFIA Licenciatura Plena em Geografia
ARTE Licenciatura Plena em Educação Artística ou Licenciatura Plena em Arte
EDUCAÇÃO FÍSICA Licenciatura Plena em Educação Física
FILOSOFIA Licenciatura Plena em Filosofia
SOCIOLOGIA Licenciatura Plena em Ciências Sociais
ENSINO RELIGIOSO Licenciatura para a docência do Ensino Religioso em escola pública do sistema estadual de ensino do Piauí no marco da Legislação Vigente
INFORMÁTICA Licenciatura Plena em Ciência da Computação
SUPERVISOR PEDAGÓGICO PEDAGOGIA Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar
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9 comentários
  1. Ana Maria disse:

    Não entendi qual a Habilitação deve ter o professor de Ensino religioso para poder fazer sua inscrição..

  2. hudson soares fernandes de sousa disse:

    boa tarde !

    gostaria de saber o seguinte,no caso de aprovação no concurso é para atuar 20 horas semanais para meio periodo de 670 rsais ou esse período que consta no edital serve só para base salarial ?

    o professor poderá atuar em sala de aula com mas de 20 horas semanais ? podendo receber um salário no valor acima de 670 reais?

  3. Danniel Nascimento disse:

    Como podemos ter acesso à Lei Ordinária nº 5.820, de 30 de dezembro de 2008?
    Não moro na capital e não encontrei esta lei em nenhum site da Internet.
    Sucesso a todos!

  4. Maria da Cruz Bitencurth disse:

    Gostaria de saber qual conteúdo estudar para a prova de Ensino religioso.

    • coralopes disse:

      Matéria comum a todos os cursos e também:
      PROFESSOR – ENSINO FUNDAMENTAL 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) – DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO

      Religião: sentido etimológico; Elementos constitutivos da religião; Formas religiosas. Fundamentos do fenômeno religioso universal. Fatores externos: A religião como superestrutura do poder econômico (Marxismo), Teoria sociológica (Durkhein); Fatores intrínsecos: Os estágios da evolução religiosa (teoria de Augusto Conte), A religião enquanto neurose universal de culpa (Freud), Religião e psique humana (C.G.Iung). O fenômeno religioso – Importância e evolução; Tradição Religiosa (religião) e fenômeno religioso; O fenômeno religioso e a resposta para a vida além-morte. O conhecimento religioso e os seus enfoques epistemológicos: Enfoque sociológico; Enfoque antropológico; Enfoque teológico. Classificação das Tradições Religiosas (religiões) em matrizes: Indígena; Africana; Ocidental; Oriental. O novo paradigma do Ensino Religioso a partir da lei 9.475 – Ensino Religioso: disciplina, PCN do Ensino Religioso, O perfil do professor, O Ensino Religioso a partir das concepções de religião e as leis de ensino no Brasil.

      conforme Anexo III do Edital . Seria bom fazer cópia do Edital para fins de comprovação caso seja necessário.

  5. leide disse:

    gostaria de obter a apostila com assuntos de filosofia

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